Quantcast
Channel: Corredólatra » Diário
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Treinos que derrubam e treinos que levantam

0
0

Desde o ano passado tenho tido uma melhora considerável de rendimento que tem transparecido nos treinos e em resultados de provas.

Várias coisas contribuem para isso: maior lastro, sistema de treinamento, dedicação, alimentação etc etc etc.

Mas, às vezes, aparecem algumas pedras no caminho.Por exemplo:  todos os meus treinos de qualidade faço descalço na pista de atletismo do Bolão, em Jundiaí. Já aconteceu de eu ter que abandonar a última repetição de 1000 m porque a pista estava “queimando” o meu pé e outra vez, estava com uma dor esquisita na panturrilha e desisti, com medo de me machucar.

Nessa última segunda-feira, tinha que fazer um treino de 5.000 m. O Wanderlei de Oliveira, meu treinador, pediu para que eu tentasse fazer os quatro primeiros quilômetros a 4:00 min/km e depois fizesse o último para 3:50 min/km.

Aparentemente estava tudo bem. Na primeira passagem fiz 3:59, depois 3:59 e 3:58 – só que a musculatura não estava respondendo bem e sentia que estava tendo que me esforçar muito. Na passagem do 4 km, fiz 4:03. Decidi parar, porque do jeito que estava me sentindo não conseguiria apertar o ritmo e fechar a 3:50.

Dei um intervalo de 2 minutos e completei o treino. Fiz 3:50, mas sei que só completei o volume do treino e que não era o efeito fisiológico planejado pelo treinador.

Fui embora chateado e pensando no que poderia ter acontecido. Liberdades de Páscoa? Talvez. Comi coisas que tinha tirado da minha dieta, durmi pouco. Sei lá. São muitas variáveis. Na verdade, fiquei chateado porque fazia muito tempo que não quebrava em um treino dessa maneira. Minha moral foi para o chão.

Bom, ontem, eram 15 repetições de 200 metros com intervalo ativo de 200 m. Foi excelente. Há duas semanas e tinha feito esse treino (com companhia) e melhorei todas as parciais em um segundo – em 200 m é muita coisa. Fiquei exultante.

É impressionante como os treinos podem causar sensações absolutamente díspares no espaço de dois dias!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images





Latest Images